Super Alimentos
chia

Chia

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

linhaca

Linhaça

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) e é utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Mas o benefício carro-chefe da linhaça é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

amaranto

Amaranto

O Amaranto se destaca por ser muito balanceado nutricionalmente. Ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fosforo e magnésio. alimento contribui para regular a pressão arterial e o colesterol. Ele também possui uma substância que é capaz de parar o crescimento de tumores, por isso o alimento é bom para a prevenção do câncer. Amaranto também contribui indiretamente para a perda de peso. Isto porque ele é rico em fibras, nutriente que ao ser ingerido em boas quantidades proporciona a saciedade. Além disso, elas contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Algumas pesquisas preliminares também observaram que o grão contribui para a melhora do sistema imunológico.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

gergelim

Gergelim

O gergelim possui grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, sem falar nas fibras e nos lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Também possuem alto teor de cálcio, fósforo e ferro e são ricas em vitaminas do complexo B. As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm Vitamina B1 e Vitamina E. Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhor absorvidos se triturados antes do consumo. Contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos, ácidos graxos insaturados, lecitina, proteínas, vitaminas (E, B1 e B2) minerais e oligoelementos.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

quinoa

Quinua ou Quinoa

Esta semente é queridinha de nutricionistas e especialistas em saúde, por conta de seu alto valor nutricional e funcional. Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio, a quinua é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. A quinua tem boa relação de cálcio e magnésio, sendo importante para absorção de cálcio nos ossos. Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois – metionina e lisina – estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles – tripofano – é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá sensação de bem-estar. Além disso, a quinua está livre de gorduras saturadas e colesterol.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

girassol

Girassol

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. As sementes de girassol são ricas em fitoesteróides e ajudam a reduzir os níveis de colesterol “mau” no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro. O magnésio existente nas sementes de girassol é ótimo para relaxar os nervos, logo ajuda na descontração muscular e dos vasos sanguíneos. As sementes de girassol são também ricas em selênio, mineral fundamental para uma boa saúde que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno. O consumo de girassol auxilia no controle da tensão pré- menstrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

abobora

Abóbora

As sementes de abóbora, que se revelaram extremamente nutritivas, ricas em fibras, sendo um dos alimentos mais ricos em fibras já pesquisados. As sementes de abóbora, que podem ser um delicioso petisco, são consideradas um calmante natural, (são chamadas de “Prozac natural”, devido ao seu efeito calmante), isso porque contém altas doses de triptofano, uma substância que atua como neurotransmissor e atua sobre o humor. Essas sementes também são especiais para serem consumidas em um lanchinho, contendo, cerca de 150 mg de magnésio, que é um protetor do sistema imunológico e também fortalece os músculos. Além disso, são transformadas em uma farinha para enriquecer alimentos, como bolos e pães, etc. Essa farinha, ajuda a proteger o intestino de doenças, pois trabalha como se estivesse “varrendo” o intestino, eliminando substâncias tóxicas e nocivas que se alojam nas paredes.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

roma

Romã

Romãs são uma rica fonte de antioxidantes. Portanto, ajuda a proteger as células do seu corpo dos radicais livres, que causam envelhecimento prematuro. Os antioxidantes combatem os radicais livres e previne a formação de coágulos sanguíneos. Romãs são especialmente ricos em polifenóis, uma forma de suposta antioxidante para ajudar a reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. Na verdade, o suco de romã, que contém taninos de aumento de saúde, antocianinas e ácido elágico, tem maior atividade antioxidante do que o chá verde e vinho tinto.

Fonte: http://www.healthyweightforum.org

Receba nossas novidades!

Uma dieta rica em sementes nos permite prevenir doenças

Nosso Cardápio